Loading...
Home / TV / Fechamento do Pronto-Socorro

Fechamento do Pronto-Socorro

– Ministérios Públicos Estadual e Federal alegam falta de gerenciamento adequado do SUS. Ingressaram com uma ação ontem (05), contra a UFU, prefeitura de Uberlândia, Ebserh e SPDM, por não prestarem adequadamente serviços de saúde.

– Relembra a morte do senhor Euripedes, dentro das dependências s do HC

– Entrevista Cleber Eustaquio, procurador: Fala que a culpa dessa situação na saúde é de vários autores; ‘temos a prefeitura de Uberlândia, que não cumpre uma pactuação feita com vários municípios da região, no sentido de encaminhar pacientes de alta complexidade para UFU”. Fala sobre o encaminhando de pacientes que dá entrada em UAIs. Mais de 70% dos pacientes internados do Pronto Socorro são pacientes encaminhado pela prefeitura de Uberlândia.

– Procurador fala do acordo feito em fevereiro de 2023. Disse que a prefeitura descumpriu o acordo. Fala da recomendação encaminhada a prefeitura, onde não teve respostas da prefeitura.

– Eustáquio disse que quase R$ 1bilhão é destinado a SPDM por ano, e infelizmente ela não tem respondido de forma satisfatória em atendimento para a população de Uberlândia. Umas UAIS não oferecem o serviço anoite, cita alguns exames não oferecidos. ‘Porque não é encaminhado ao Hospital Municipal?’ Porque lá também não tem um pronto atendimento 24h, “na verdade não tem Pronto atendimento horário nenhum’. Disse que a prefeitura tem que ter um pronto atendimento na cidade.

– Nota: Secretaria de Saúde informou que os encaminhamentos que são realizados são pactuados por um convenio com HC ou previstos na legislação. Esclareceu que o HC é o responsável por todos os atendimentos pactuados em contrato assinado no mês de janeiro de 2022, pelo corpo diretivo do Ebserh, são cerca de R$ 15 milhões repassados ao mês pelo município a Unidade de prestação de serviço. O município investe 35% do orçamento em saúde, que é acima do exigido pela constituição. Nos últimos 12 anos os leitos públicos de internação abertos na cidade foram exclusivamente com recursos municipais, sendo estes no Hospital Municipal, anexo Santa Catarina, Centro de Internação Municipal e Centro de Internação Pediátrico.

– Cita nota UFU: O hospital reforçou que atende as metas pactuadas com a secretária municipal de saúde, em 2023 foram realizados mais de 25 mil cirurgias e quase 650 mil atendimento clínicos

Comments are closed.