– Charles Cordeiro toca áudio do deputado federal Weliton Prado falando sobre a CEMIG e as quedas e picos de energia que vêm acontecendo na cidade de Uberlândia. Ele comenta que vai abrir denúncia à empresa para o Ministério Público.
– Lourival e Charles entrevistam o advogado Thiago Fernandes, ex-vereador.
– Thiago fala sobre a relação de consumo entre a CEMIG e a região do triângulo mineiro. Ele explica que não é apenas responsabilidade da empresa, mas linhas de transmissão por todo o país precisam ser aperfeiçoadas. Thiago reforça que consumidor tem direito a ser ressarcido em caso de prejuízo por conta de picos e quedas de energia.
– Thiago não concorda com afirmação que o deputado Weliton Prado fez sobre a CEMIG estar atuando para forçar sua privatização. Ele explica sobre limitações da CEMIG e justifica sua discordância.
– Ele critica estatização de empresas e defende que devem existir discussões em relação às privatizações, “algumas são benéficas”.
– Thiago recomenda que população afetada procure o PROCON para ressarcimento. Comenta que o maior “gargalo” é no setor rural, onde é mais afetado no sentido de apagões e picos de energia. Reforça a necessidade de investimentos nas linhas de transmissões.
– Charles pede que o advogado explique como população urbana pode atuar para pleitear esse ressarcimento, recomenda novamente para primeiramente procurar o PROCON, se, sem êxito, deve-se entrar na justiça para reaver esses prejuízos.
– Charles explique que o PROCON é um mediador nos casos de direito dos consumidores.
– Eles também comentam sobre o caso da 123 Milhas, empresa que vendia pacotes de viagens a preços promocionais, que, em comunicado oficial, anunciou que não tem mais capacidade de atender os consumidores, levando pessoas que se programaram e compraram pacotes, se viram sem possibilidades de viajar. Empresa já se pronunciou que vai ressarcir o consumidor com vouchers.
– Charles comenta sobre a recomendação do MP para encerrar o contrato com empresas que fornecem serviços de transporte público em Uberlândia.
– Thiago fala que desrespeito ao contrato é flagrante, diz que o que era para ser exceção virou regra, “empresas desrespeitam diariamente”, porque os serviços são pagos primeiramente por impostos e depois pelas passagens. Ele reforça que o único caminho possível é um novo processo licitatório, onde empresas demonstrem condições econômicas e financeiras de prestar um serviço de qualidade.
– Ele relembra que quando era vereador que em 2019, o aviso envolvendo essa renovação já teria constatado que empresas atuais não tinham condições de atuar junto à prefeitura.
– Voltam a comentar sobre o caso da 123 Milhas.
– No caso da CEMIG, advogado explica o papel do PROCON quando atua em favor do consumidor.
– Charles relata caso de consumidor que tentou negociação diretamente com a CEMIG para ser ressarcido por eletrodoméstico danificado por conta de picos de energia, sem êxito, Thiago reforça que prioridade é acionar o PROCON, mas que é importante registrar a reclamação com a CEMIG para registrar a mesma e obter o número de protocolo.
– Lourival critica o PROCON de Uberlândia, mas Thiago relembra que serviço é mais ágil que o poder judiciário, que em casos que o PROCON não atua, é mais lento ainda.