Loading...
Home / TV / Esperando atendimento

Esperando atendimento

Ministério público federal vai apurar caso de idoso que morreu dentro de ambulância. Promotor Cléber Eustáquio fala que será verificado se houve uma omissão grave por parte de algum funcionário, tem que ser apurado porque o atendimento não foi feito;

Entrevista Clauber Lourenço, secretário municipal de saúde, fala que é algo grave, e nesse caso foi uma emergência documentada (infarto com supra) que rapidamente foi para unidade especializada referência.

Udicor, empresa especializada em atendimento e remoção de pacientes, informou em nota que às 1:30 recebeu solicitação de transferência da UAI São Jorge, paciente em infarto agudo. O deslocamento aconteceu entre 2:22 e 2:38 com paciente em UTI móvel acompanhando por médico socorrista e enfermeira. Ao chegar no local foi informado a complexidade do caso. O pronto-atendimento da UFU informou que devido a grande demanda de atendimentos não tinha condições de admitir o paciente imediatamente, deveriam aguardar na ambulância. Mas às 5:11 da manhã, Eurípedes evoluiu para uma parada cardiorrespiratória dentro da ambulância, foram aplicadas todas as manobras de atendimento, mas após 40 min e esse óbito foi constatado pelo médico socorrista às 5:56 da manhã.

Clauber fala que contrato com HC-UFU é novo, e uma das emergências médicas é o infarto com supra.

Procurador Cléber diz que a superlotação dentro do pronto-socorro vem ocorrendo muito, transparece que houve uma pactuação por parte do hospital com os municípios, mas não tem condições de atender, então é importante que isso seja rediscutido, tem-se que buscar outros prestadores.

HC-UFU informou que convive com superlotação constante e muito acima da sua capacidade de atendimento. A unidade conta com 69 leitos de pronto-socorro e no momento 156 pacientes estavam internados no local. O Hospital tem feito informes diários e solicitado apoio à secretaria de saúde, gestor local do SUS e tem se colocado à disposição para encontrar formas de ajudar na solução. Ainda informou que não tem medido esforçou para realizar atendimento à população, mas o cenário tem se mostrado insustentável e infelizmente impacta em casos com o de Eurípedes.

Repórter lê mensagem da filha, dizendo que ainda não consegue falar sobre o caso mas quer entender o que aconteceu.

Apresentador fala que a morte desse homem é apenas um que vem à tona. Diz que a culpa disso são dos políticos. Espera agora investigação sobre o caso.

Comments are closed.