Loading...
Home / TV / Literatura Inclusiva

Literatura Inclusiva

 

-O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp) concluiu o seu *primeiro curso de formação continuada*. Imagens da entrega de certificados do Projeto de Extensão ‘Incluir e Formar’ e informações do Projeto.

-Entrevistas: Ana Sara Thomé, coordenadora do curso, fala sobre os recursos utilizados para a educação inclusiva; Uelismar Divino Sousa batista, professor de tecnologia assistiva, comenta sobre a importância do projeto para as PCDs; Fernanda de Oliveira Machado, professora de braille, conta sobre importância da aplicação de dinâmicas diferentes em suas aulas.

-Explicam o que é o CINTESP.Br UFU. Os projetos são financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Ministério Público do Trabalho. A forma de atuação é em rede colaborativa, multidisciplinar e em parcerias com a Prefeitura de Uberlândia por meio da Futel, o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Praia Clube de Uberlândia, o Grupo Algar/Algar Telecom e o Brain e também com o Sesi Gravatás/Fiemg.

-Entrevista Ana Sara Thomé, pesquisadora e coord. do curso Formação Continuada em braille. Explica sobre importância das ações desenvolvidas pelo Cintesp com parcerias (cita Futel) em âmbito educacional e para a acessibilidade de PCDs, tecnologias assistivas, trabalho com os alunos. Fala sobre outros projetos de extensão desenvolvidos, como o de libras, percepção dos desafios para PCDs (acessibilidade estrutural, segurança), Projeto Visita Guiada (MUnA, Espaço Cultural da Prefeitura). Diz que foram desenvolvidos recursos na área da Educação para o Atendimento Educacional Especializado e para a Educação Especial. *Uberlândia tem a Prefeitura, a Sec. de Educação, o Cemepe que vem desenvolvendo, há muitos anos, ação nessa área com as escolas*. Convida as pessoas a conhecerem o Cintesp.

-Entrevista Elizabeth de Castro Patrício Ribeiro, aluna do Projeto de Extensão Incluir e Formar. Fala sobre a participação no Projeto e aprendizado do braille/libras, importância da socialização/inclusão e acessibilidade.

– *Projeto leva a literatura inclusiva para as salas de aula*. Imagens do Projeto em escola pública do município. Entrevista: Karolina Cordeiro, organizadora do Projeto. Fala sobre o objetivo e inspiração para o projeto (comenta sobre o livro que escreveu: ‘Pedro, o Pequeno Grande Príncipe’).

 

Comments are closed.