Loading...
Home / TV / Especial Aniversário de Uberlândia

Especial Aniversário de Uberlândia

 

*(vídeo começa em 3:19 e vai até 34:58)*

 

Especial Aniversário de Uberlândia*

-Imagens do Centro Municipal de Cultura, que foi inaugurado um mês antes da pandemia e teve que refrear as iniciativas presenciais.

-Para a *secretária de Cultura Mônica Debs*, o retorno das atividades em formato presencial representa um momento para sentir o que o prédio pode ofertar para a população. Fala também sobre as atividades oferecidas no espaço e sobre influências culturais dos grandes centros e da cultura local (Folia de Reis, Congado, Capoeira). ‘Uberlândia hoje no audiovisual tem sido premiada com filmes’. ‘Com o Teatro Municipal, Uberlândia pôde ser inserida na rota dos grandes espetáculos do país e também alguns do exterior’.

-Imagens de galeria de arte e entrevista família de artistas. Falam sobre o trabalho desenvolvido e o que motivou o interesse por arte e fotografia.

 

-Entrevista historiador Jeremias Brasileiro. Diz que ‘uma cidade que investe realmente na Cultura enquanto um dos seus pilares sociais, ela proporciona para a comunidade, não só o aspecto do entretenimento/financeiro, mas investe na educação/bem-estar/saúde, e cria um desenvolvimento cultural sustentável’. Fala sobre a importância os bairros Patrimônio/ Fundinho como pilares fundacionais do município e do acervo do Arquivo Público de Uberlândia. Diz que espera que ‘os futuros gestores públicos consigam fazer com que o Parque, a lagoa do Parque do Sabiá seja transformada em Patrimônio Cultural e que, nos seus arredores, não se permitam construções para que o manancial continue ali’.

-Entrevista advogado Oscar Virgílio. Fala sobre a participação comunitária para a construção da cidade, inclusive da UFU. Comenta sobre o crescimento da cidade, a partir de 1978, com a migração de pessoas para Uberlândia. Conta história envolvendo a inauguração da ETA Sucupira, em 1969, e fala sobre a importância da participação comunitária para o desenvolvimento da cidade.

 

-Imagens do Arquivo Público de Uberlândia. A página de um jornal de 1897 é documento mais antigo do Arquivo.

-Segundo a *administradora do local, Carla de Abreu*, todo esse acervo ajuda a entender a identidade do município.

-O Jornal Correio de Uberlândia, durante muitos anos, ajudou a retratar a vida cotidiana da população uberlandense.

-Entrevista José Carlos Batista, funcionário do Arquivo Público. Fala sobre o trabalho desenvolvido na conservação de documentos e importância do Arquivo.

 

-Informações e imagens do Complexo Parque do Sabiá. Em formato de poesia (de Ivone Gomes de Assis, trilha sonora de Weliton Gama com choro Um Sonho, inspirado em um dos contos de Gonçalves Dias) destacam os atributos do local.

Comments are closed.