-Imagens (ao vivo) da entrada da UAI Morumbi.
-Repórter: “A UAI aqui está cheia. São várias pessoas reclamando de sintomas gripais. E 54% é o percentual de aumento de casos da gripe causada pela cepa H3N2 em MG até ontem. Aqui na região ainda não foi registrado de H3N2 pelo Estado. A prefeitura sim já notificou algum caso”.
-Apresentador: Nós recebemos pelo Band Zap vídeos de unidades de saúde cheias nas últimas horas em Uberlândia e a prefeitura veio a público explicar o que está acontecendo.
*Procura por sintomas da gripe – UAIs ficam cheias em Uberlândia*
-Imagens (ao vivo) da entrada da UAI Pampulha.
-Repórter: Ontem estava cheio e agora movimento bem tranquilo aqui. Mas ontem, no começo da tarde, cerca de 115 pacientes aguardavam atendimento, de acordo com o Aplicativo SaúdeMais da prefeitura de Uberlândia.
-De acordo com a prefeitura toda segunda-feira, todo começo de semana, o movimento é grande nas UAIs e por causa também do aumento de casos de síndrome gripal. Informou que segue o Protocolo de Manchester – um sistema internacional que avalia a classificação de risco de cada paciente. Após a triagem, o modelo classifica os pacientes por cores, as quais representam a gravidade e o tempo de espera para cada atendimento”.
“A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os casos de menor urgência podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde que, além das consultas agendadas, também oferecem acolhimento médico no sistema de encaixe de acordo com as demandas de cada paciente”.
-Apresentador fala sobre importância de continuarmos seguindo todas as medidas de segurança para prevenção das síndromes gripais.