Loading...
Home / TV / Moradores em situação de rua

Moradores em situação de rua

– Audiência pública aponta principais problemas enfrentados pelos moradores.

– Entrevista Antônio de Moraes, vendedor autônomo. Fala que a Casa Santa Gema é uma oportunidade para pessoa mudar de vida.

– A Casa Santa Gema acolhe pessoas em situação de rua há 20 anos.

– Entrevista Ditão, fundador da Casa Santa Gema, falando sobre o acolhimento das pessoas em situação de rua.

– A Ata de audiência destaca alguns pontos de conflitos que exige atenção para que pessoas em situação de rua tenham acesso a direitos.

– Durante a reunião pessoas em situação de rua relataram que não conseguem acesso em alguns lugares de serviços, um deles destacou que foi até um órgão da prefeitura para procurar ajuda e o que recebeu foi uma passagem para ir embora para Uberaba. Cita outros relatos.

– Entrevista Jack Albernaz, pres. do Fórum Permanente das Pessoas em situação de rua. Diz que essas pessoas ainda tem muitas repressões e violências nas ruas. Disse que a prefeitura é o principal órgão gestor de tudo que tem no município. A prefeitura por meio da secretaria de desenvolvimento social não assina, não quer assinar e aparentemente não quer diálogo.

– Para a Defensoria Pública de Minas não é possível enfrentar esse panorama sem um trabalho em conjunto “em rede”; leitura da ata que o defensor público cita vários órgãos cooperadores em prol das pessoas em situação de rua, mas o defensor público reforçou que para a rede funcionar é necessário que o município entre para a rede e seja seu cérebro por meio da criação de um Centro Pop com equipes da secretaria de Desenvolvimento Social, saúde e segurança integrada.

– Prefeitura disse que dispõe de parcerias com 4 abrigos e realiza um trabalho d proteção social a população de rua. A população flutuante em situação de rua gira em média de 200 pessoas.

 

Comments are closed.