– Ministério público estadual pede o fornecimento de água aos moradores.
– Moradores reclamam de falta no fornecimento desde sexa e que até agora não há previsão de retorno. Alegação do Dmae é que o alto consumo é que está causando o problema.
– Entrevista com o promotor Fernando Martins falando que o Dmae não deveria deixar o fato acontecer e explica que a recomendação é para normalizar a partir de agora, mas vão investigar quais são os motivos que levaram a ausência do serviço público. Promotor afirma que tem uma legislação desde de 2020 aprovada em Uberlândia que é a lei de segurança hídrica, e até agora não foi regulamentada, cabe ao Dmae regulamentar a norma e trazer transparência com estoque de água. Houve ausência do serviço pública e multas será exarada.
– Dmae informou ontem que o consumo diário chegou a uma média 170% acima da recomendada pelas nações unidas e que os dois principais reservatórios que abastecem a região oeste estavam com 15% da capacidade. Informou também que estavam realizando algumas manobras hídricas para solucionar o problema.
– Hoje foi informado pelo Dmae que está realizando as manobras hídricas e que está disponibilizando caminhões pipa para abastecer moradores e instituições, sendo que irá acelerar as obras de extensão de rede que já estão em andamento desde o início do ano.
– No final da tarde Dmae atualizou que as equipes tem trabalhado 24 horas por dia para solucionar o problema e que os desafios tem sido a dificuldade para abastecer casas nos pontos mais altos, sendo que o fornecimento termina nos pontos mais baixo e como solução uma das manobras é restringir o registro das casas nos pontos mais baixos, no período da noite para que seja possível abastecer os moradores das casas mais altas.