– Thiago Silveira, presidente do Sindicado Rural de Uberlândia dá entrevista à rádio. Charles Cordeiro comenta sobre o PIB do agronegócio de Minas Gerais e Thiago informa mais dados sobre nossa região do triângulo mineiro e sua importância tanto para o Brasil, quanto para o comércio com o exterior. Ele lista todas as áreas do agronegócio que nossa cidade e Minas Gerais se destacam. Exalta o governador Romeu Zema e seu apoio ao agronegócio do Estado “Minas Gerais está na vanguarda”. Ressalta a importância do plano Safra, e diz que são volumes importantes, e é necessário garantir a efetividade da relocação desses recursos para pequenos e médios produtores.
– Thiago também comenta sobre as estradas e rodovias caóticas do Estado de Minas Gerais e que isso deve ser prioridade pelo governo para atender melhor os produtores do setor do agronegócio. Fala também sobre a questão de armazenagem de grãos e reforça, também, a importância desse investimento.
– Charles questiona Thiago sobre as perspectivas para o futuro. Thiago comenta que percebe o avanço robusto da soja e milho, informa também sobre como funcionam as plantações, mas reforça que é necessário um solo fértil bem tratado. Ele diz que acredita na expansão dos grãos, dos canaviais por conta das usinas que têm grande capital de investimento e pela exportação que agregam muito valor e geram muita renda para as indústrias. Fala sobre os hortifrutis como a batata, e percebe uma estabilização da pecuária, ele acredita que assim como aconteceram em outros estados, a pecuárias está cada vez mais sendo levada ao norte do País. Comenta sobre a pecuária de leite, que tem diminuído “o que é muito ruim”, “necessitamos uma fixação desse setor em Minas Gerais e no triângulo mineiro”.
– Charles pergunta sobre a reforma tributária e a chegada dessa reforma de forma negativa por parte do Sindicado rural, Thiago diz que entende que a discussão foi curta, “não foi suficiente, muitas coisas vão ser decididas por leis complementares, muitas decisões ainda serão votadas”, diz que foram contrários pelo impacto que essa reforma pode ter em famílias de baixa renda, cita o custeio familiar, especialmente a cesta básica, sabem que vai ter isenção, mas não em quais itens. “São aspectos que não ficaram bem definidos”. Ele fala que são favoráveis a reforma pela simplificação tributária, mas questiona se não seria melhor uma reforma que diminuísse o gasto e a carga tributária para todos os setores, “será que não seria melhor uma reforma administrativa primeiro?”.
– Charles comenta sobre projeto do sindicato rural para monitoramento de propriedades rurais, Thiago fala que projeto visa levar segurança para as propriedades, ele reforça que população rural procure o sindicato para o benefício do videomonitoramento, os agentes monitoram 24h por dia e contam também com inteligência artificial. Ele lista os benefícios desse projeto como alarmes e que se identificado alguma ação criminosa, imediatamente a PM ou o órgão de segurança responsável, é acionado “Se todos os produtores rurais aderissem a esse projeto, qualquer ação criminosa que houvesse seria monitorada, o que facilita o trabalho da PM, PC entre outros.”
– Charles pergunta sobre a estimativa de quantos produtores ainda podem aderir ao projeto, Thiago diz que estão trabalhando com 400 câmeras, mas existem no total 1000, e quanto mais pessoas aderirem, esse número aumenta. Comenta que o prefeito, Odelmo Leão, atendeu um pleito do sindicato e fez um investimento público para monitoramento nas estradas, “além desse projeto do sindicato, que é privada, nós temos também o investimento público do município de Uberlândia”.
– Charles e Thiago falam sobre as atrações do CAMARU em 2023 além das reformas feitas na estrutura do lugar.