Loading...
Home / Rádio / Entrevista com a Deputada Estadual Lohanna França

Entrevista com a Deputada Estadual Lohanna França

– Charles Cordeiro entrevista a deputada estadual Lohanna França. Ele fala que recebeu o título de cidadã honorária de Uberlândia e pergunta a ela como foi a sensação. Deputada comenta que receber esse título é como se fizesse parte da família de Uberlândia. Segunda ela, também representa uma extensão dos gabinetes dos vereadores envolvidos.

– Charles fala sobre o senador Cleitinho Azevedo e sobre seu irmão que também está na política. Ele pergunta sobre o destaque da deputada, ela responde que não vem de uma família política. Lohanna diz que há “coronelismo” em Divinópolis. Fala sobre falta de competência por parte do prefeito da cidade.

– Lourival comenta que em Uberlândia também há coronelismo, diz que aqui o prefeito quer eleger a deputada federal Ana Paula Leão em 2030.

– A deputada estadual fala sobre a liderança das mulheres aqui no governo de minas, que na falta do Estado é necessário focar nas pessoas mais vulneráveis. Lourival comenta que não há projetos para moradia populares aqui na cidade.

– Charles fala sobre as verbas para educação alcançadas pela deputada. Ela comenta que a educação é pauta de todo candidato, mas o discurso muda quando se assume o mandato, diz que sempre há desculpas para o não investimento na educação. Ela comenta sobre estar no bloco de oposição ao governador Romeu Zema, e que é atacada por isso. Fala sobre o FUNDEB e que o governador recebe esse recurso, mas estava fazendo “caixa”, dizendo que “minas está nos trilhos”, mas não conferiu reajuste. O bloco de oposição travou a pauta, fala que a oposição tem o papel de provocar as mudanças necessárias.

– Charles e Lohanna conversam sobre a segurança pública. A deputada fala que faz defesa dos servidores públicos, “têm que ser valorizados para além de quem está no poder”. Fala como foram expostos na época da pandemia por falta de equipamentos especializados, ela diz que o governador mente sobre sua promessa de campanha de recomposição da inflação que não saiu do papel.

– Charles fala sobre histórico da deputada enquanto vereadora de Divinópolis. Ela cita projetos que abrangem o público feminino. Conta das dificuldades enquanto mulher de aprovar pautas femininas. Ela comenta sobre a lei do dossiê da mulher, que traça o perfil de mulheres vítimas de violência para que os dados sejam acompanhados pelas forças policiais agirem de maneira mais efetiva.

– Lourival congratula a deputada pelos projetos. Charles fala sobre a falta de acesso público a meninas mais vulneráveis a produtos de higiene pessoal e comenta que é um exemplo para nossa câmara seguir.

– Charles exalta a deputada pelas ideias inovadoras e que é um “ar fresco” dentro da assembleia legislativa do Estado. A deputada fala sobre como a juventude é necessária dentro da política, mas que também aprende muito com os deputados e deputadas mais velhos. Charles comenta que idade não importa, “tem que ter preparo” e elogia a deputada por ser uma pessoa preparada.

– A deputada Lohanna fala sobre representatividade feminina dentro da política, que é necessário motivar outras mulheres a entrarem nesse meio. Ela diz que não dá para dizer que é fácil, mas é importante ter mulheres que combatam o machismo dentro do parlamento, comenta que a relação com os prefeitos e vereadores tem mudado, e fala sobre o que é necessário para ter uma mulher na política e reforça a participação popular.

– Charles pergunta até aonde vai a deputada Lohanna, quais os planos para sua carreira política. A deputada responde que acabaram de “sentar na cadeira de deputada estadual” e que tem responsabilidade com o povo de minas gerais pelo seu cargo, que hoje a concentração dela está focada em garantir ser a melhor deputada estadual que conseguir.

Comments are closed.