– Charles recebe o Cícero Heraldo Novaes, presidente da CDL Uberlândia. Cícero fala que quer esclarecer o quanto essa proposta, da reforma tributária, é importante, mas “infelizmente não tivemos de maneira ideal.”
– Cícero explica como funciona a reforma tributária. Ele comenta que foram liberadas emendas parlamentares, já previstas na lei, para votação da proposta. Fala sobre maiores beneficiados e prejudicados. Cícero diz que a maioria dos serviços terão 3 vezes mais impostos.
– Ele fala dos impactos no setor do Agro, da saúde e da educação. Segundo ele, é uma visão distorcida que quem recebe menos vai pagar menos impostos.
– Charles comenta que muitos dos setores solicitaram maior diálogo por parte dos deputados, mas aprovação se deu de forma rápida e não houve essa resposta ao pedido. Ele questiona se para a população mais pobre, o trabalhador, vai ter impacto.
– Cícero diz que vai ser afetada, ideal era pagar menos impostos, mas até “cesta básica vai ser reajustada”. Compara o Brasil e o modelo de tributação com outros países, comenta que não foi feita da forma que se pretendia. Eles também falam sobre como as microempresas individuais serão afetadas. Diz que não tem dúvidas que arrecadação vai aumentar.
– Charles questiona como a reforma vai impactar Uberlândia. Cícero responde que vai ser prejudicial à cidade. Ele explica como vai funcionar a arrecadação e como vai afetar Uberlândia.
– Charles e Cícero discutem sobre a aprovação do arcabouço fiscal. Cícero fala que hoje o que mais afeta as empresas são as discussões tributárias. Falam a respeito do CARF.
– Charles exemplifica com uma situação envolvendo a empresa dona do chocolate Sonho de valsa e um embate que tiveram com o CARF. Cícero diz que várias empresas fazem isso para fugir dos altos impostos. Fala que sociedade tem que cobrar dos senadores para trabalharem e fiscalizarem melhor esse assunto. Comenta sobre impostos de importação, diz que resultado de impostos altos é o contrabando.
– Eles discutem sobre o avanço da tecnologia chinesa por conta de incentivos do governo chines.
– Falam sobre o que a reforma abrange em relação ao IPVA e sobre o imposto municipal, o ISS.
– Cícero diz que tem muitos interesses por trás da reforma tributária, dá exemplo de novas montadoras que serão instaladas no nordeste. Diz que a ideia é boa, mas a forma como está sendo feito está errada.
– Charles diz que no canal da CDL tem um vídeo explicando o posicionamento da CDL em relação à reforma tributária. Cícero fala dos prazos e das alíquotas em aberto “provavelmente os impostos vão subir. Está tudo errado”, e cobra senadores para nos representar e não aos seus próprios interesses.