– Segundo o Ministério da Saúde, 86 mil pessoas estão na fila de espera.
– Entrevista Maria Aparecida, confeita. Fala que procurou uma Unidade de Saúde em janeiro/23. Relata atendimentos nas Unidades, já são 6 meses de pedidos de exames, consultas e medicamentos. Faz ligação na Ouvidoria para saber a posição na fila, (áudio da funcionária da ouvidoria).
– Secretaria Municipal de Saúde informa que Maria Aparecida está inserida no sistema, a Central de regulação atende a solicitação não apenas de acordo com a urgência, mas também conforme a critérios estabelecidos pelo médico e as vagas oferecidas pelos prestadores de serviço.
– Quantas pessoas na fila?
– Fila das cirurgias eletivas. Ministério Público Estadual pediu esclarecimento formal ao município de Uberlândia.
– A secretaria estadual de saúde disse que regulação dos atendimentos ‘é uma atribuição de competência das secretarias municipais. O município fica responsável em organizar as filas.
– Nota: Secretaria Municipal de Saúde informa que atua de acordo com a portaria que instituiu a política nacional de regulação do sistema único de saúde. A porta de entrada para os procedimentos eletivos são Unidades de Saúde. A atual gestão segue trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento e dar celeridade a realização exames e procedimentos. O município hoje conta com parcerias em clinicas e hospitais particulares para realização de cirurgias eletivas. O município está aprimorando o aplicativo ‘Saúde Mais Uberlândia’.
– Transmite entrevista com Fábio Baccheretti, secretário de saúde de Minas Gerais, que esteve em Araguari.
– Apresentadora comenta da audiência que foi realizada com MPE e a Secretaria Municipal de Saúde.