Mulheres na política
– Apesar dos avanços, elas ainda convivem com a intolerância, por parte de colegas de paramentos, são atitudes como desqualificar a fala delas e acreditar que elas não entendem de políticas.
– Em Uberlândia, na câmara da cidade, Liza Prado, foi a sétima mulher eleita a vereadora, e a primeira deputada estadual da região.
– Entrevista vereadora Liza Prado, falando como realizava a política, “atuava para melhorar a vida das pessoas, mas não tinha noção que estava fazendo política”. Fala que na cidade nunca teve uma prefeita, uma presidente na casa e os cargos de chefia agora que vamos ter um decreto do presidente;
– Na atual legislatura, na Câmara de Uberlândia, dos 28 parlamentares em exercício, 6 são mulheres; cita vereadoras. Número de mulheres na casa representa 21% dos parlamentares.
– Informações da representatividade na política.
– Entrevista Aída Cruz, cientista política.
– Em Brasília, Uberlândia é representada por duas mulheres na Câmara dos Deputados; Dandara se elegeu com mais de 86 mil votos no último pleito eleitoral.
– Entrevista Dandara, deputada federal. As mulheres precisam lutar para acabar com a discriminação, que ainda existe na relação do dia a dia com os colegas parlamentares.
– A Deputada Federal Ana Paula Junqueira, é também representante de Uberlândia em Brasília, teve quase 78 mil votos, recebeu a maioria deles nos colégios eleitorais Uberlandense. Na vida pública há muitos anos o que não faltou foi coragem.
– Entrevista Ana Paula Junqueira Leão, deputada federal – PP. Fala que aumentou a pancada feminina esse ano, e a importância de ter as cotas para as mulheres nos partidos. Disse que as mulheres tem uma visão e uma sensibilidade maior para olhar de perto diversos problemas que vivemos no dia a dia, “se elas batalharem, se realmente tiverem vontade, tiverem a fim daquilo mesmo vai à luta” Disse que as mulheres precisam lutar e correr atrás do objetivo e meta.