-Equipe da Vitoriosa foi até a empresa que venceu a licitação.
-Potim relembra licitação da compra da manteiga realizada pela Futel.
-Áudios: ‘Na Manteiga’ (Terra Samba) e de ‘viatura policial’.
-Imagens de pote da manteiga ‘Real da Fazenda’ e do DOM de 17/10/2022 (pregão eletrônico nº 059/2022). O valor total da compra é de mais de 30 mil (reais).
-Entrevista Paulo Roberto, proprietário da RR Distribuidora. Diz que a empresa tem uma matriz na cidade de Itumbiara e fornece vários insumos para a Prefeitura de Uberlândia. Fala que tem filial no bairro Dom Almir, só que ‘aqui os números são irregulares’. Fala que as licitações hoje são eletrônicas, e que eles fornecem produtos da ‘forma que é prevista no Edital’. ‘O contrato basicamente pequeno, de 30 mil reais, bem pouco para uma empresa do porte nosso, empresa idônea’. ‘A licitação fala em 170 caixas que serão distribuídas durante um ano, a gente vai diluindo esse contrato até o término do final do ano’. ‘Geralmente, eles pedem uma quantidade dessa e às vezes nem compra tudo’.
-Potim critica que ‘essa turma da Futel foi pro mimimi’ e que vai mostrar ‘o que estão comendo aí. Vocês vão ver o que o blindado, a turma está comprando pra vocês aí’. ‘Não é culpa da empresa que representa não: vamos falar lá da fábrica!’
*Operação Alcanos: Fábrica (que) adulterava manteiga obteve mais de 12 milhões com a fraude*
-Potim manuseia pote de manteiga da ‘Real da Fazenda’ e que informa que a empresa que produz a manteiga foi alvo de uma operação da PF, do MP e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
-Ao todo, foram cumpridos mandados em cidades do Sul de Minas e do estado de SP. A empresa utilizava produto para ‘fazer margarina’ na manteiga. Além do conservante proibido, coliformes fecais também foram encontrados. Fraudes no registro do sistema de inspeção federal também são apurados. Explica nome da operação (Alcanos).
-Potim questiona se o pote ‘tem manteiga ou margarina’. Ironiza se produto não está contaminado.
-Entrevista Alessandra Carneiro, nutricionista. Diz que para a maioria dos nutricionistas, a melhor indicação é a manteiga. Explica que, quando a há coliformes no produto, a pessoa que manipulou o produto poderia estar com as mãos contaminadas e com certeza vai causar algum dano na saúde das pessoas. Diz que ‘é importante entender qual é o lote que está contaminado, quanto tempo’.
-Potim relembra caso de contaminação de cerveja, em que pessoas morreram.