Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
-A professora universitária Mylena Rodrigues, que tem baixa visão, fala como família e amigos lidam com sua deficiência, luta pelos direitos da pessoa com deficiência, apoio/ajuda de instituições (escolas municipais, estaduais e UFU), Lei de Cotas, experiência como atleta paralímpica da Aparu, como lida com preconceito/capacitismo, mensagem para a data.
– *Entrevista Idari Alves da Silva*, pres. do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Diz que precisa promover a inclusão ‘de verdade’, que o Dia é de luta. Faz retrospectiva da luta pela causa (movimento nas ruas em 1980, Constituição Cidadã em 1988, trazendo o direito à liberdade e dignidade, Convenção da ONU). Cita Leis aprovadas em benefícios de PcDs. Fala que foi aluno da UFU, sem apoio, na década de 90, e hoje há toda uma estrutura disponibilizada pela universidade. Comenta sobre seu trabalho na parte de adequação de acessibilidade arquitetônica na UFU e pede união para mudar/quebrar ‘paradigma do capacitismo’ baseada no preconceito.
-Entrevista Marili Junqueira, supervisora da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da UFU (Depae). Fala sobre acesso de PcDs à universidade, ‘acolher e incluir’ esses estudantes, intervenções em ‘barreiras’ arquitetônicas, importância de romper barreiras ‘atitudinais’
-O jornalista Igor Castanheira também gravou uma mensagem especial para o Dia.