-A grande procura por antibióticos esbarra na falta destes medicamentos
-Entrevistados relatam ter ido em várias farmácias para conseguir os antibióticos
-NO DF estão faltando antibióticos de uso adulto e pediátrico
-Fabricantes alegam que estão faltando insumos para a fabricação dos remédios. Matéria prima vem da China, que vive momento de restrições devido à pandemia.
-Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma: Explica motivos pelo qual os medicamentos estão em falta em alguns estados do Brasil.
-Tocantins, Espíritos Santo, Sergipe e em Minas Gerais (Belo Horizonte) estão com falta de vários tipos de antibióticos oferecidos pelo SUS.
-Em Nota, o Ministério da Saúde trabalha para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelo SUS. A pasta trabalha, em conjunto com Anvisa, conselhos municipais e estaduais de saúde e representantes das indústrias farmacêuticas, para verificar as causas e articular ações emergenciais para mitigar o desabastecimento dos medicamentos citados.
-Renato Kfouri, presidente do Departamento Imunizações Sociedade Brasileira Pediatria: Fala que muitas vezes, diante desta situação, o médico acaba receitando outro tipo de medicamento para o paciente e o risco é que essa troca possa tornar a bactéria resistente ao remédio.