Loading...
Home / Impresso / Estado dá novo passo para reduzir dependência

Estado dá novo passo para reduzir dependência

– Na Femec 2022, prefeitura de Uberlândia, que lidera iniciativas, assinou acordos para fomentar desenvolvimento de soluções para o País.

– A prefeitura de Uberlândia vem investindo cada vez mais em busca de alternativas para reduzir a dependência da produção agropecuária dos fertilizantes importados.

– Ontem, durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022, foram assinados um termo de cooperação para a execução de um programa de credito e também uma carta de intenções para a caracterização de agromineiras presentes no município.

– As iniciativas desenvolvidas pela prefeitura, que incluem também o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil e estudos para o uso do pó de basalto como remineralizador, são consideradas fundamentais, uma vez que o setor enfrenta um aumento expressivo dos preços dos fertilizantes e uma ameaça de desabastecimento devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

– No que se refere ao estudo dos minerais presentes na cidade e que podem ser alternativas e contribuir para menor dependência dos fertilizantes químicos, foi feita a assinatura de uma carta de intenções para ampliar o desenvolvimento de ações para caracterizar agrominerais presentes na cidade como remineralizadores junto ao Serviço Geológico do Brasil.

– Com a oferta de credito o objetivo é executar o programa conjunto de aplicação de credito rural visando financiar as necessidades dos produtores rurais relativa à adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança e das boas práticas agrícolas. A assinatura do termo foi feita pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, pelo superintendente estadual do Banco do Brasil em Minas Gerais, Gustavo Henrique, e o diretor-presidente da Campo, Emiliano Botelho.

– País tem grande potencial, durante a abertura da Femec, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli destacou como a agricultura brasileira se desenvolveu ao longo das últimas décadas e que o Brasil tem grande potencial para resolver a dependência dos fertilizantes importados.

– De acordo com o prefeito de Uberlândia, é preciso que o governo estadual abrace o plano agromineral, que trará uma solução mais ágil do que o plano nacional de fertilizantes.

 

 

 

Comments are closed.