O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Uberlândia fez mais de 100 mil atendimentos em 2021. O balanço foi divulgado pela Prefeitura na última quinta-feira (30).
No Sine, os atendimentos são voltados para quem busca uma oportunidade profissional, acesso a habilitação, qualificação profissional e ao seguro-desemprego. Durante o ano passado, foram captadas mais de 14 mil vagas de trabalho, além de 46 cursos profissionalizantes ofertados.
O levantamento também mostra que 968 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho depois de serem atendidas pelo órgão.
Pandemia
Em abril de 2021, o Sine retomou as atividades presenciais, mas a Plataforma Online SINE continua ativa, onde o trabalhador pode buscar atendimento e acessar vagas de emprego através do computador ou celular, sem precisar ir até a unidade.
A pandemia impactou também na oferta de cursos profissionalizantes, que foram feitos de forma remota até a liberação das atividades presenciais.
Nova gestão
Desde outubro de 2020, a administração do Sine é feita pela Prefeitura de Uberlândia, após um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais.
No acordo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) ficou responsável em garantir e fornecer os equipamentos, infraestrutura, contratação e condução da mão de obra para o funcionamento da unidade, que passou a atender no complexo do Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha. O endereço é Rua São Francisco de Assis, nº 1.070.
O que é o Sine?
O Sine presta orientação profissional e intermediação da mão de obra, para inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil e minimizar eventuais impactos sociais causados pelo desemprego.
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/01/03/sine-uberlandia-realiza-mais-de-100-mil-atendimentos-em-2021.ghtml